Elaboração do suco uva.
 
 
   A uva que chega a Vinicola previamente classificada pelo grau de maturação e livre de impurezas, é submetida à separação do engasso manualmente o que reflete qualidade pois toda uva esmagada ou verde é descartada, seguindo para um recipiente de aço inoxidável, onde é submetido a um aquecimento controlado a vapor, sem cozimento, para facilitar a extração de todos os nutrientes, obtendo-se assim o suco que é imediatamente engarrafado a vácuo (o que faz o suco se conservar por longa data) em recipientes de vidro esterilizados.


As garrafas cheias são guardadas em ambiente calmo e escuro onde ficam aguardando o momento de serem rotuladas e encaixotadas para poder chegar até o consumidor. Nosso consumidor está em constante busca de produtos de qualidade que motiva nossa empresa a pesquisar. Estudos desenvolvidos pela Faculdade de Química da PUCRS demostraram que altas concentrações de resveratrol - molécula orgânica encontrada no vinho e também no suco de uva orgânicas. A molécula é reponsavel pela prevenção de doenças como a arteriosclerose, o câncer e complicações do coração. De acordo com coordenador da pesquisa, professor André Souto, as amostras analisadas comprovam que o tipo de processo de fabricação a vapor que a Hex usa para fabricar o seu suco , evita a degradação do fruto. Motivo pelo qual apresenta maiores teores de resveratrol do que os industrializados.

Tendo em vista que a qualidade da uva ecológica reflete diretamente na qualidade do suco produzido, damos assistência permanente aos nossos parceiros e Cooperados produtores da uva, proporcionando a eles oportunidade de aperfeiçoamento, através de cursos e treinamento ministrados pelo Centro de Agricultura Ecológica de Ipê-RS e ASCAR-EMATER,e com o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, para podermos assim obter uma matéria prima com a qualidade necessária. Toda uva ecológica é adquirida com a nota fiscal de produtor rural, dando assim uma garantia de rastreabilidade da uva utilizada para elaborarmos o suco que fornecemos aos nossos clientes.

Nosso acompanhamento e parceria com os Cooperados vêm atraindo novos adeptos do cultivo convencional para o orgânico. A Hex não explora o seu parceiro ela paga 100% acima do preço mínimo estabelecido pelo ministério da Agricultura. O que vem gerando contentamento, uma agricultura realmente sustentável e bem estar a seus Cooperados viticultores. E no ano de 2007 fomos agraciados com um novo parceiro de Ipê o qual nos fornece a uva Cabernet Sauvignon orgânica. Sendo assim a partir deste ano estamos produzindo vinho vinifera orgânico "fato esse inédito para uma pequena Vinícola como a Hex". A nossa produção anual de vinho é de sete mil litros.

 
 
 
 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
    Home